sexta-feira, 24 de julho de 2009

Não reeleja ninguém!



Não era minha intenção falar de política. Pelo menos não assim, logo de cara. Mas tenho sido bombardeada por campanhas de moralização do Congresso e não resisti.
Entro no Twitter e vejo #forasarney prá todos os lados. Descubro que criaram um site fantástico, Museu da Corrupção (link ao lado), que cá entre nós, só pode ter saído de um a mente muuuuuiiiito talentosa, Só hoje recebi convite para participar de 2 campanhas: CANSEI pedindo pr’eu fazer 1 minuto de silêncio no dia 17 de agosto e A HORA É ESSA, pedindo pr’eu fazer 1 minuto de barulho no dia 7 de setembro. Gente, ou eu fico quieta ou eu faço barulho! Tô confusa. Sou quase loira.
Mas eu queria mesmo é falar de outra campanha, a NÃO REELEJA NINGUÉM. Tenho visto muita gente bacana em defesa dessa campanha mas também outras mentes pensantes contra.
Pessoalmente, acho que vale a campanha sim! Claro que temos que preservar a instituição Congresso Nacional, mas que precisamos renovar os ares por lá, precisamos. É só fazer a árvore genealógica dos membros do Congresso prá ver que a maioria dos sobrenomes está lá há décadas. O baralho tá viciado. Qualquer jogador sério sabe que tem que trocar o baralho. Os rabos estão mais que presos uns aos outros, é muito mais do que qualquer TAMO JUNTO possa definir.
Será que não há ninguém novo no pedaço, que ainda não esteja comprometido com as redes de intriga já existentes?
Será que não é hora de rever e mudar nossas regras eleitorais que permitem que alguém seja eleito com o meu voto sem que eu tenha votado nele?
É, é isso mesmo. Não sabia? Você vota em um candidato. Quando ele já tem os votos que precisa prá se eleger, os votos que a príncípio eram dele começam a migrar para outro candidato. Ou seja, mesmo que você tivesse pesquisado até a 7ª geração do sujeito antes de votar nele, seu voto acaba indo prô que foi reprovado na prova de antecedentes. Isso, aquele que você não queria lá (joga no Google: quociente eleitoral, distribuição de sobras).
Por essas e outras, não dá prá reeleger quem já está lá há tanto tempo e continua compactuando com essas idéias. Nem vou falar em corrupção. Sou a favor do #forasarney, alguém não é? Mas Sarney não é tudo, Sarney é só o bigode do iceberg (M.V.Motta). Tá ou não tá mais que na hora de degelar aquilo tudo?
Não queria mais ter que ler coisas do tipo “Brasil não tem povo, tem público.”(Lima Barreto – e não estou discutindo a veracidade da afirmação). Prá isso, vale fazer silêncio, fazer barulho, não reeleger ... mas, por Krishna, façamos alguma coisa, ATITUDE JÁ!!!!!
Desde que nossos atos não sejam secretos, claro ...


3 comentários:

  1. Oi,Alê!
    Tudo bem?
    Sou o Marcelo, filho da Aurora.
    Parabéns pelo Blog!
    Bem interessante e legal!
    Só não concordei com esse lance de reeleger ninguém.
    Não é assim que se constrói um país melhor.
    Acompanho o trabalho da deputada Luciana Genro(PSOL-RS) e vejo nela um exemplo de atuação política e coerência!
    Nós devemos é cobrar mais dos políticos, mandando cartas , emails...Ou seja,promovendo cidadania!
    Conheço várias pessoas, de classe média que não lembra de quem votou na última eleição.Assim fica difícil!
    Participação política, não se resume somente na hora do voto.
    O brasileiro também não pode se unir somente em copa do mundo!
    Também tenho um blog:http://dynamite.terra.com.br/blog/cidadania/
    Dá uma entradinha lá!
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Se é prá votar ...meu voto é prá primet's.
    Nada de ficar parada como uma coluna do templo!!!
    Primet's tem atitude , é inteligente e claro...só tem a contribuir .
    Sou sua fã.

    ResponderExcluir
  3. OI Marcelo, concordo quando diz que participação política não se resume na hora do voto e que há, sim, políticos que levam a sério seu trabalho. Mas a idéia da campanha é mobilizar as pessoas, não as que já participam ativamente da vida do país, mas as que não fazem nada. Nunca. Está certo, não reeleger ninguém é generalizar. Talvez possamos ficar em não reeleja uns, digamos, 98% ????? O que acha ? Bj.

    ResponderExcluir