segunda-feira, 27 de julho de 2009

Eco Dicas


Você faz brigadeiro no microondas? Eu faço! Dizem que cozinhar no microondas não é ecologicamente muito correto, além de, segundo algumas pesquisas não ser saudável e ainda por cima afetar nosso humor. Mas reciclo meu lixo, dou preferência aos biodegradáveis, e uma coisa compensa a outra. Mas descobri esses dias que dá prá fazer mais ...
Mudança climática é um problema complexo, que nem só os governos podem ajudar a resolver, cada um de nós pode fazer um pouquinho e juntos fazemos muito. Você não vai gastar nada, vai usar só uns minutinhos do seu tempo e o planeta agradece.
Agora mesmo, a partir do seu computador você já pode se engajar em dois projetos. A Alma –BBDO e o Greenpeace, com a assessoria técnica do C.E.S.A.R. (Centro de Estudos Avançados do Recife) – um dos principais centros de pesquisa de tecnologia da informação no Brasil - desenvolveu um projeto que permimte a qualquer pessoa, sem grande esforço, contribuir para a redução das emissões de gases do efeito estufa na atmosfera. É o BLACK PIXEL. A idéia é fazer download do programa e ele instala em seu computador um quadradinho negro, minúsculo. É possível desligá-lo a qualquer hora. Mas enquanto está funcionando, o quadrado reduz o consumo de energia e as emissões de CO2. O desafio é chegar a 1 milhão de Black Pixels instalados, que equivaleriam à uma economia de 57 mil watts/ hora ou a manter apagadas 1.425 lâmpadas de 40W por uma hora. O projeto só funciona em monitores de tubo e de plasma. Para instalar o Black Pixel sem nenhuma complicação acesse:
http://www.greenpeaceblackpixel.org/#/pt

Outro projeto legal é o ECO FONTE. Por mais consciente que você seja, em algum momento vai precisar imprimir alguma coisa. Que tal usar uma fonte ecológica para isso? A invenção é da agência de comunicação holandesa Spranq. Ela testou o quanto é possível reduzir a tinta das letras desde que elas se mantenham legíveis. Após checar vários tipos, chegou ao resultado que se vê na ilustração.

Segundo a empresa, essa fonte economiza até 20% de tinta. Acesse: http://www.ecofont.eu/baixar_pt.html

Mas, se você conseguir sair um pouquinho da frente do computador, dá prá fazer ainda mais, o Greenbuilding Council Brasil lançou o site ONE DEGREE LESS para disseminar a prática de pintar os telhados de branco para ajudar a combater o aquecimento global. Enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar. Com isso, cidades com mais telhados brancos sofreriam menos com as ilhas de calor. Além disso, a temperatura interna também diminui e, assim, os ambientes exigem menos ar condicionado – o que reduz o consumo de energia e as emissões de CO2. Um telhado branco de 100 m² compensa cerca de 10 toneladas de gás carbônico, o equivalente à emissão anual de uma casa normal. No Brasil, essa solução teria um efeito ainda maior se incluíssemos também as fachadas, como já se faz na costa do Mediterrâneo há séculos. Veja mais em:
http://www.onedegreeless.org/home/home.html

Que tal?
Mais fácil que fazer brigadeiro no microondas ... então, mãos à obra!
Divulgue essas idéias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário