sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Recicle suas idéias

A campanha “Saco é um saco” , promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, tem como objetivo reduzir o consumo das sacolas plásticas no Brasil, que hoje chega aos 12 bilhões de unidades por ano.
Para os que decidiram mudar de atitude, fica a pergunta: qual a melhor maneira de substituir as sacolas plásticas para carregar as compras? Eu me perguntei várias vezes que diferença faria utilizar as sacolinhas para colocar meu lixo ou comprar saquinhos plásticos para isso. Não é tudo plástico? O prejuízo para o meio ambiente não é o mesmo?
Acabei descobrindo que a resposta é: não! E por um motivo bem simples mas que a maioria de nós desconhece: os sacos plásticos próprios para lixo, muitas vezes são produzidos a partir de material reciclado, já os sacos do supermercado, pelo fato de entrarem em contato com alimentos, têm de ser produzidos a partir de matéria-prima virgem.
E se você quer fazer um pouquinho mais, os materiais recicláveis separados para a coleta seletiva podem ser acondicionados em caixas de papelão.
Para o supermercado, prefira as sacolas retornáveis, feitas de plástico resistente ou algodão, também conhecidas como ecobags, que são vendidas em quase todos os lugares e são bem baratinhas. Além disso, por causa do peso, as ecobags nos obrigam a fazer uma “gestão” do que compramos, diminuindo também o consumo por impulso.
Pense no assunto, recicle suas idéias e decida. E agora, com que bolsa você vai ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário